segunda-feira, 3 de maio de 2010

Porque NÃO convocar Neymar e Ganso?

Senhores,

o post é polêmico. Se você é daqueles que acreditam que "futebol é momento" podem fechar a página e ir ver os gols do Santos contra Naivarensezensenses da vida. Agora, se você quer refletir sobre essa dupla, leia atentamente o que segue.

Em primeiro lugar, fico abismado com o patamar ao qual o time do Santos foi elevado. Um time que tem Durval na defesa, um idoso Léo na lateral esquerda e o pesado Arouca como volante! Será que o time do Santos é isso tudo mesmo? Então porque 8 gols levados nos últimos três jogos? (S.A 2 x 3 Santos; Santos 2 x 3 S.A ; Santos 2 x 3 Atlético-MG). Bom, cai primeiramente o mito de que o time do Santos é uma máquina de vencer, afinal do que adianta fazer 15 gols se levar 16?(*) Além disso, o time ganhou 2 clássicos (São Paulo e Corinthians, de forma bem apertada), empatou com a Portuguesa (eliminada nas oitavas da Copa do Brasil) e perdeu - de forma catastrófica - para um abalado Palmeiras dentro de casa após Robinho e sua trupe dançarem bastante.

Dando continuidade, o ataque do Santos é bem eficiente. Não sou doido de negar isso! Mesmo goleando times que jogariam a terceira divisão do campeonato do Acre, números também contam pro futebol e ver um ataque entrosado realmente mostra o quão bom são os dois jogadores em questão. Agora, uma coisa é fatíssimo: em jogos difíceis (Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Portuguesa, Santo André e Atlético Mineiro) foram 15 gols marcados e 16 sofridos. (*)

Os dois são talentosos? Sem dúvida, mas aqui vai outra pergunta: quem, de todos que querem que eles sejam convocados, conhecia o "melhor futebol" dos dois em Novembro de 2009? Competição sub-20 é parâmetro? Então o Toró (campeão mundial e artilheiro pelo Flu na base) deveria ter ido para a Copa de 2006! As pessoas geralmente argumentam com "o Pelé foi com 18 anos!" ou "o Ronaldo tava lá em 94". Pra não dizer que citar nome de dois gênios é ridículo, digo apenas que a comparação não se aplica já que o futebol de ambos era conhecido anteriormente à Copa que jogaram.

Agora, essa aqui vai para os que acham que futebol é momento e insistiram em ler: colocar dois jogadores novos para jogar uma Copa do Mundo é a mesma coisa que colocar contra Ituanos e Mirassóis da vida? O "momento" acaba, certo? E se acabasse na Copa, no meio daquele Brasil x Argentina? Duas convocações queimadas por conta do "momento"?

Outra indagação: a camisa da seleção brasileira pesa? Se não, chamem toda a parte ofensiva do "Super" Santos (Robinho, Neymar, Ganso, André, Léo, Pará). É óbvio e evidente que convocar dois jogadores que sequer usaram a camisa mais cobiçada do futebol para uma Copa do Mundo é loucura. É algo sem nexo! Jogar o campeonato que exige mais equilíbrio e experiência não é para qualquer um. Romário foi barrado em 98 e quase ganhamos!

Mais uma coisa: parece que a MELHOR SELEÇÃO (de fato e de direito) DE FUTEBOL DO MUNDO não tem jogadores bons. Parece que a MELHOR SELEÇÃO DE FUTEBOL DO MUNDO precisa de dois garotos franzinos, que nunca vestiram a camisa da MELHOR SELEÇÃO DE FUTEBOL DO MUNDO, que em 6 meses ganharam um Campeonato Paulista e que fazem parte de um time superestimado. São 4 vagas no ataque: Luis Fabiano, Robinho, Nilmar e um atacante que possa fazer pivô e tenha poder na bola aérea para substituir o Luis Fabiano. Neymar não deve ter mais de 70kg e 1,80 de altura. Para a armação das jogadas precisamos de no mínimo 2 nomes. Kaká e um meia que possa substituí-lo a altura e que possa decidir a partida contra quem quer que seja, usando habilidade, experiência e jogo de corpo nas armações. Além de ser bom na bola parada. Quantos gols Ganso fez de falta? Qual seu peso? Sua altura? Ele tem experiência pra subsituir o melhor armador do mundo num eventual jogo contra Itália, Holanda, Espanha, França, Alemanha e Argentina? Volto a dizer: dispensamos um dos maiores gênios do futebol brasileiro em 98 e chegamos na final; precisamos mesmo de Neymar e Ganso?

Em consequência de minhas indagações, as pessoas que forçam a barra (na onda da mídia) para o futebol-arte dos garotos (eles jogam muito, repito) me pedem nomes que possam subsituir. O parágrafo acima deixa claro que Grafite e Ronaldinho Gaúcho são os nomes de primeira. Vamos supor que eles se machuquem: a necessidade de substituição para as posições se altera? N Ã O! Esse é o estilo do Dunga, não acho provável que ele mude por conta do momento de dois meninos nas situações já citadas. Além do mais, sejamos coerentes: qualquer um que jogou as eliminatórias e não esteja machucado tem mais chance e "mais direito"(por assim dizer) de jogar a Copa, desde que preencham as necessidades do elenco.

Por fim, amigos, volto a dizer que a dupla é muito boa. Apenas estão verdes para representar o maior futebol do mundo. Em 2014 poderemos tirar a prova do talentoso futebol dos meninos, que ao lado do capitão e xerife Thiago Silva nos darão o título mundial em casa.

3 comentários:

  1. Concordo.
    Só que Romário foi cortado por contusão.
    Se estivessem com o mesmo ritmo do ano passado a briga no ataque ia ficar entre Adriano e Freddy.

    ResponderExcluir
  2. Discordo pelo simples fato de que o Paulo Henrique Ganso, já jogou sim pela "amarelinha" sub-20, mas jogou.

    ResponderExcluir
  3. dunga,esse ano o brasil vai perder na copa pois devesse convocar pessoas que jogam bem e não os amigos

    ResponderExcluir

Evite postagens anônimas: se identificar é dar nome ao teu pensamento