quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Onde está o impacto?

Em 23 de maio de 2008, Obama - ainda em corrida presidencial - disse que a Amazônia é um recurso global. A afirmação foi capaz de causar um frisson sem precedentes, uma verdadeira sensação de que a Amazônia não será do Brasil em poucos anos. Até o presidente da República Luís Inácio da Silva fez questão de ir à mídia para exaltar a soberania nacional do Estado Brasileiro, usando também da tática da apelação nas assembléias da Organização das Nações Unidas.

A pergunta que faço é: a Amazônia é brasileira? Em algum momento ela foi, de fato, do Estado?

Traficantes de narcóticos, indígenas, missionários, empresas de ciência e tecnologia, exércitos, grileiros, fazendeiros, mineiradores. Todos esses, brasileiros ou não, tomaram da República Federativa do Brasil o território amazônico. Os traficantes transitam livremente selva a dentro sem a menor iniciativa do Estado brasileiro em defender suas fronteiras, os indígenas - apesar de serem considerados brasileiros *- não tem a visão de nação que tanto é defendida pelo atual presidente. Missonários, empresas e exércitos de todas as partes do mundo surgem no território amazônico sempre com intenções amigáveis, cordiais e inocentes. Ora é catequese, ora é pesquisa patenteando plantas do território brasileiro, ora são exércitos aprendendo a sobreviver na selva com o famoso "curso mais difícil do mundo" organizado pelo Exército Brasileiro. Até caças da USAF puderam ser vistos em terra, o que pode ser possível levando em conta o espaço aéreo que temos. Isso sem contar nos grileiros, que buscam terras falsificando leis e formando quadrilhas em conjunto com fazendeiros - dos quais muitos são membros do governo ou relacionados a membros do governo - e mineiradores, que além das terras, contaminam também rios com Mercúrio.

A verdade, caros amigos, é que a Amazônia é uma verdadeira terra-de-niguém onde cada um ali está atrás de um benefício próprio sem se importar com os recursos que ela é capaz de oferecer, afinal não há fiscalização efetiva. O que Obama disse todos nós já sabemos- alguns brasileiros querem não ver, mas todos sabemos- até porque outros membros de importantes países já disseram o mesmo. Realmente tudo parece estar perdido na amazônia, não existe soberania de Estado algum naquela região







*ou brasileiros quando lhes convém, ou de qualquer outra forma interpretável

Um comentário:

  1. acho que a Amazônia "cairá" através do papel, nada de cinematográficas ações militares, mas na figura silenciosa do investimento estrangeiro, sai mais barato comprar do que invadir.

    ResponderExcluir

Evite postagens anônimas: se identificar é dar nome ao teu pensamento