terça-feira, 14 de julho de 2009

Bastille Day

Olho pela janela e vejo carros e pessoas em um 14 de Julho normal. Todo meu pensamento nesse momento se volta para o desejo de estar em Paris, comemorando o marco zero do mundo que vivemos hoje. Há 220 anos a tomada da Bastilha manifestava as primeiras configurações do que chamamos mundo contemporâneo. A burguesia, com o verdadeiro caráter revolucionário, mostrava na França que participação é algo possível, que Liberdade, Igualdade e Fraternidade são bens que devem existir no interior de cada indivíduo. É, de certa forma, incompreensível que hoje existam tantas críticas e consequentemente a banalização dos termos "burguês" e "burguesia". O monopólio da nobreza e do clero como uma verdadeira aristocracia caía, então, para não voltar mais naqueles moldes e assim o é devido às configurações que vieram a ocorrer nos séculos XIX e XX. A burguesia, lembrando o que o próprio Karl Marx falava, construiu a história mesmo sem ter a intenção de fazê-lo.
Infelizmente pouco se comenta sobre a importância dada ao 14 de Julho no Brasil, ainda mais no "ano da França" no país, onde os carros chegam e partem e as pessoas mal sabem sobre si, extiguindo a possibilidade de saber os fatos importantes da nossa sociedade. É bem verdade que isso se relacione com a modernidade líquida (BAUMANN, Zigmunt), que por sua vez foi beneficiada com a Revolução Francesa por permitir as novas configurações sociais no mundo ocidental. São consequencias que jamais nos teriam passado caso a maior revolução que o homem já viu tivesse falhado. Senhores, boa fête nationale. Esteja onde estiver, Marianne, nos saúda pela instauração da glória, seja na estátua da Liberdade, nas notas do Real ou em um quadro no Louvre.

Liberdade, Igualdade e Fraternidade! Sempre!

2 comentários:

  1. Também queria estar em Paris. =(
    Ano passado assisti às comemorações do 14 juillet em Grenoble (vide foto do Twitter). Ainda tenho um videozinho gravado pra ficar lembrando do discurso e dos fogos. =)

    ResponderExcluir
  2. Cara, muito bem observado..
    Não se falou PN a respeito desse dia aqui mesmo sendo ano da França no Brasil.. que por sinal tb não ta sendo comentado...

    ResponderExcluir

Evite postagens anônimas: se identificar é dar nome ao teu pensamento