quarta-feira, 3 de março de 2010

Lições da Bolsa de Valores


Em Outubro de 2009, resolvi me aventurar em mais uma atividade. Com certa quantia e muita disposição, me aventurei nos estudos e decidi bater de frente com o mito de que "bolsa de valores é coisa de apostador". Até agora estou bem satisfeito com que aprendi, então segue aqui algumas enumerações "bolso-filosóficas":

Gráfico de Petrobras e alguns indicadores


1)Bolsa de Valores é como Surf: você pode ter o preparo que for, mas começará caindo e levando pancada na cabeça.



É fato que tudo na vida requer paciência, preparo e estudo. Além, claro daquela carga psicológica positiva. Coincidentemente estou nas duas atividades há mais ou menos o mesmo tempo. Já tentaram entrar no mar sem ter malhado nos 8 meses anteriores? Pior, sem ter feito nenhuma atividade física regular nesse período? Pois bem, não tentem (ficar preso numa vala com dores nos ombros não é agradável). Resolvi então me dedicar a atividade regular, adiquirindo bom vigor físico. Consegui, mas nada melhor que a prática pra te ensinar que não importa o preparo, você precisará brigar com as ondas Na bolsa, fiz 3 cursos muito bons, "malhei bastante" meu dinheiro, para errar coisas que certamente errei no surf: questões práticas e operacionais. Como por exemplo ajustar uma ordem de venda sem querer, iniciar uma negociação achando que o preço era um quando o preço ficou outro e o grande susto de achar que a cotação negociava um montante de MILHÕES de reais (que eu ainda não tenho), quando na verdade a cotação mostrava as ações já agrupadas em 1000. E assim sigo, surfando no mar e na bolsa.

2)Palestras gratuitas não são perda de tempo
Palavra de honra. Sabe a questão da estratégia? Você "precisa ter uma estratégia sempre"! Então, fui em uma palestra gratuita com um dos maiores grafistas do Brasil (grafista é quem vende/compra ações com base no gráfico). Ele simplesmente determinou um dos alicerces da estratégia que mais uso. Claro que se eu não tivesse feito os cursos a palestra não serviria de nada (ou muito pouco no caso de pessoas extremamente inteligentes como meu amigo Iuri Rossi), mas a palestra me serviu mesmo!

3)Operadores de corretora são bons quando você os conhece.
E só. Quando você começa a buscar por uma corretora, chove gente prestativa disposta a te apresentar os incríveis ganhos que o primo do amigo do tio que é paio do seu primo(e você não sabia disso) conseguiu. Entretanto, você não pode esquecer que eles ganham sobre suas operações. Ou seja, depois de um sujeito te conquistar, ele vai querer que você compre e venda quinze mil coisas ao mesmo tempo, já que ganham de acordo com o volume de sua movimentação (através da taxa de corretagem). Certamente ele tem mais conhecimento que você, é bom assumir isso, mas certamente ele vai usar esse fato a favor dele mesmo te recomendando (de forma convincente) que venda e compre tal papel para gerar um percentual ao bolso dele. É seu ofício.

4)A melhor estratégia é a sua.
Converse sobre a bolsa com as pessoas, mas não ache que elas são 100% verdadeiras e nem que suas estratégias são melhores que a sua. Leve isso em conta também quando o corretor te ligar recomendando vender ou comprar algum papel. Comigo aconteceu algo bem curioso: comprei um papel a 11,89 depois de dois dias de queda. Ele de fato atingiu o fundo gráfico (quando ele chega em determinado preço e depois sobe) e eu pretendia segurá-lo por 3 ou 4 semanas. Pois bem, garoto que era (e ainda sou um pouco, ninguém é experiente o suficiente) recebi o telefonema do corretor dizendo "Olha, Daniel, nossos indicadores indicam queda do preço, recomendo que venda". Fiquei uma pilha achando que ia perder todo meu dinheiro juntado em um ano de trabalho. Fui no papo convincente do rapaz (o resto da conversa seria longo demais) e resolvi vender a 12,17 (no caso o preço pagou a corretagem e me deu 15 reais de lucro). E o que aconteceu depois? Vualá! O preço abteu 14,11 nas três semanas que previa. Ou seja, não mude sua estratégia enquanto estiver nela. Opte por mudar depois que realizar o lucro ou o prejuízo.

5)Opções não são um bicho de sete cabeças.
Mas você precisa ter peito para domar o dragão. O mercado de opções (contrato de direito de compra ou venda de determinada ação) é um tanto quanto misterioso e requer bem mais domínio do que o mercado de ações. Dizem, inclusive, que é comparável ao mercado Forex (de moedas, que sequer para, já que cotações de moedas ao redor do mundo sempre estão em ativa). Entretanto, se você dominar bem a teoria e os cálculos de precificação, certamente se dará bem na prática, no longo prazo é claro (lembre da lição 1).

6)Montar estratégias faz bem
Talvez não faça bem ao seu bolso no começo, se você for um investidor com pouco dinheiro e inexperiente. Mas fará bem a você, a sua cabeça e te dará experiência. Como cientista social, decidi encarar os cálcuos de índices com base em Desvio Padrão, Integral e outras coisas mais...na mão! Foi por pouco tempo, porque depois descobri que o Excel tem essas funções (mais um ponto positivo: aprendi a usar o Excel)

7)Perseverança
Perdeu? Não se apegue ao dinheiro perdido. Se você sabe o que faz, o dinheiro vem. Ou melhor, "o longo prazo vem" como diria meu amigo Bruno Botafogo. Não fique afobado com as negociações que os outros fazem a cada 10 minutos, ganhando aqueles 10% que você tanto espera ganhar um dia. O longo prazo vem!

8)As pessoas acham que bolsa é coisa de doido...
...porque nas últimas décadas a renda-fixa dava muito mais dinheiro que a bolsa no Brasil. Quem nunca ouviu o pai ou o avô ou qualquer pessoa mais próxima dizer "cuidado, toda hora aparece alguém se matando porque perdeu tudo". Claro, para eles era mais fácil colocar na poupança o dinheiro e deixá-lo render sobre a inflação do país (antes do plano Real a inflação batia casa de milhares percentuais). MILHARES! Imagina ganhar 1.782,90%(1990) em um ano? Se você colocou 100 Cruzeiros na poupança, no final do ano você teria1882,90 cruzeiros. Eu não consigo visualizar. Certamente é bem melhor do que 5%, exagerando muito 40% que se podem ganhar na bolsa.

9)Quando as coisas começam a acertar você se sentirá melhor
Óbvio ululante, mesmo que você precise ganhar 100% do que você tem hoje para recuperar os 50% perdidos outrora.

10)Ainda bem que existem pessoas que sabem pouco sobre a bolsa
Você dependerá delas para realizar suas negociações.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evite postagens anônimas: se identificar é dar nome ao teu pensamento