terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Sociologia e Filosofia : um grande passo na educação

Todos nós sabemos que nosso país necessita de reformas,em todos os setores,desde as atitudes político-econômicas externas até a educação,passando pela saúde e pelo saneamento básico.Pois bem,a grande maioria das pessoas acham que o primeiro passo à ser dado é o da educação.Eu concordo.O maior impasse é que as pessoas não sabem como dar o "primeiro passo do primeiro passo" ou seja,como começar a reforma na educação brasileira.O primeiro passo é um tanto quanto difícil de falar com precisão,mas um passo é essencial: a inserção de Sociologia e Filosofia nas matérias escolares obrigatórias.

Muitos duvidam da capacidade intelectual de tais temas,tendo em vista que julgam Matemática,ou Química,ou Física,mais importantes.Mas gostaria de atentar para um fato: ambas as matérias foram proibidas pela Ditadura Militar !Por que!?A Filosofia,ajuda a compreender diversos temas gerais,além de estimular o raciocínio lógico,o que pode facilitar um aluno a ter um desempenho bom nas matérias "mais importantes".Já a Sociologia,facilita o conhecimento geral nas áreas políticas e sociais.A inserção de Sociologia abre um amplo campo de informações a serem trocadas,de aluno pra professor,de professor pra aluno e entre os próprios alunos,pois além de ter o conteúdo básico,abre espaços para debates relacionados á ética,religião,cultura,organização social entre outros.

Sob a situação intelectual degradante do nosso país,onde a minoria tem acesso a um bom desenvolvimento intelectual,seria de extrema urgência inserir matérias que estimulasse o raciocínio lógico e o "raciocínio social" dos alunos,principalmente da rede pública,para que possamos assim,desenvolver um forte sistema educacional e reformular os métodos de ensino.Tudo isso visando o futuro do nosso país.

Um abraço e até a próxima,
Daniel L. Ruffo

Um comentário:

  1. Concordo plenamente com você...

    não só concordo como acho que existem outras matérias que estão faltando no nosso ensino. Direito seria na minha opinião uma das principais... deveríamos ter uma noção maior das leis que regem nosso país e no resto do mundo, para que saibamos melhor nossos direitos e como a justiça funciona!
    Política seria uma boa tb,acredito que aulas de história antiga focando a origem da democracia grega e do direito romano poderiam até mesmo levar a uma compreenssão maior do nosso atual sistema político !!! foram as duas que vieram na minha cabeça agora... se todos tivessem uma boa noção dessas 2 acho q muita coisa mudaria!

    obraigado e uma bitoca

    Iuri Rossi

    ResponderExcluir

Evite postagens anônimas: se identificar é dar nome ao teu pensamento