sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Bom feriado, mesmo que não exista.

Pode parecer idiota fazer uma reflexão sobre o ano quando ainda estamos no último dia de Outubro, mas 2008, por tantas particularidades, merece um destaque negativo: A falta de feriados para nós. Vários dele caíram (e ainda cairão) no DOMINGO! o próximo dia 2 de novembro, dia de finados, também seguira essa regra, assim como foi o 12 de outubro, 7 de setembro, 20 de janeiro...

É muito comum ver as pessoas criticando os feriados, por conta dos prejuízos que causa ao comércio, aos serviços terceirizados etc.. mas é inegável que uma folga, as vezes, é bom para todos.

Legal que o Judeus tem a vantagem de ter os feriados deles e AI DO PATRÃO que recusar dar folga ao funcionário no Yon Kipur. E mesmo assim, eles também folgam no dia de nossa senhora aparecida, no natal... feriados cristãos.
Sou da tese que deveríamos montar nossos feriados, ter nossas datas comemorativas. Eu não sou católico e sou obrigado a aturar feriados religiosos.. não que eu não goste da folga, mas para mim, não tem cabimento parar a cidade por conta da atividade de UMA única facção dentro de uma religião, no caso, o catolicismo dentro do cristianismo.

Hoje, por exemplo, é 31 de outubro, aniversário da reforma protestante. Eu queria ter essa data disponível para comemorações dos 491 das 95 teses de Martinho Lutero terem sido pregadas na porta de uma catedral, mudando a história do mundo, mas não posso.Trocaria um dia de santo qualquer por um feriado no dia de hoje.. mas isso é inflexível e inegociável.

Então, é melhor eu descançar no feriado de São Jorge, um santo que nem a história sabe se existiu mesmo ou não.

7 comentários:

  1. Graças a ANPOCS, tivestes um pseudo-feriado, um feriado colateral, extraordinário.
    Imagino que em todos os estados, laicos ou não, existam os feriados.

    ResponderExcluir
  2. Falando em São Jorge eu lembrei do meu amigo que tem esse apelido de São Jorge porque ele só pega dragão!Rsrs!Nada a ver o que eu falei mas é o que eu lembrei!=P!Beijos,aguardo sua visita!

    ResponderExcluir
  3. Eu tbm não gosto de feriados religiosos, não concordo com isso.
    Tbm acho q deveríamos ter mais feriados. Eu estudo no 2º ano do ensino médio, e desde o fim de agosto vem sido sofrido, trabalho atrás de trabalho, sem nenhum feriado, nenhum diazinho livre ou q eu, mesmo passada direto já, me dê ao luxo de faltar. Tô pensando em criar com meus amigos a religião do rock. =)

    ResponderExcluir
  4. Sou comerciante e "adoro" feriados inúteis!!

    http://wwwpicoledechuchu.blogspot.com/


    Passa lá!!

    ResponderExcluir
  5. "Marido de mulher feia tem raiva de feriado."

    ResponderExcluir
  6. Só lembrando um fato curioso, São Jorge não é canonizado oficialmente pela igreja católica =) mas msmo assim tem missa de São Jorge e tudo hehehe. Outra coisa, esse lance ae dos Judeus, acho que num é bem assim não, acho que é um jogo de interesses, eles dão essas folgas para os judeus por que pra eles vale mais a pena( por que em geral eles são bons funcionários, etc e não por causa da justiça ). O problema de um estado LAICO é que esse laico quer dizer que ele não só respeita todas as religiões como "se enquadra" em todas religiões... como se tivesse cabimento todo mundo fzr vestibular no domingo e os Testemunha de Geová poderem fzr uma prova outro dia... é o que eu digo, daqui a pouco vou criar uma religião que me proíbe de trabalhar ou fzr qualquer coisa na segunda.

    ResponderExcluir

Evite postagens anônimas: se identificar é dar nome ao teu pensamento