segunda-feira, 8 de março de 2010

Salvem o Futebol

Amigos, a postagem de hoje é sobre um problema que assola o esporte mais praticado do mundo. O futebol está acabando, pelo menos nos moldes emocionantes que conhecemos. Enumerarei aqui os fatores que estão tornando o futebol um esporte diferente do que é hoje.



Torcida do amado tricolor na Final da Libertadores 2008: quantos sentados? Quantos bêbados? Quantos falando palavras bonitas?


1 - Exigências da FIFA sobre assentos: todos os assentos protegidos da chuva, com cadeiras para que todos os expectadores possam assistir o jogo sentados.

O que é o futebol sem a interação entre jogadores, torcida e estádio com um ambiente comum e suas emoções sempre a flor da pele? Levantar só no momento do gol, para não dizer que é ridículo, é muito constrangedor. Contribui para o impedimento da exaltação. Como se torce para um time sentado no estádio? Como cantar, gritar, reclamar, sem pode sequer ficar em pé!?

2 - Ligar os vestiários num único túnel até o campo, incluindo equipes e juizes.

Jogar em casa vai além de ter a torcida a seu favor. É um fato que é fortemente visível desde o momento em que um time desembarca no aeroporto da cidade de seu time rival. Porque entrar em campo junto com o adversário, forçando um fair play muitas vezes insustentável? Futebol também é rivalidade.

3 - Proibir bebidas alcoólicas dentro e nos arredores do estádio sob argumento da violência.

Todos nós sabemos que os que brigam estão ali para brigar. Vide o rapaz armado num jogo do Palmeiras. A bebida alcoólica não interfere no comportamento entre torcedores desde que os rivais estejam separados. E separados, bêbados ou sóbrios, não há brigas! Além do mais, sem cerveja, os preços de outras bebidas sobem (o Matte Leão já custou R$0,50, hoje não sai por menos de R$2,00)

4 - FIFA incentivar o fim dos dribles e pedaladas.

O argumento é: quando o atacante pedala na frente do zagueiro, o referido dá uma porrada e lesiona o atacante. Ok, então vamos fazer com que os atacantes sejam extremamente fortes e aguentem (e possam dar também) porrada nos zagueiros, aí assistiríamos a NFL em pleno Maracanã. Drible, habilidade, catimba, firula, rivalidade, cutucada no rival em campo, são coisas que fazem parte do futebol, que também é um jogo psicológico.

5 - Estudar a possibilidade do "challenge"

Como no Rugby e no Futebol Americano. Querer implantar a revisão de um lance é ultrajante a emoção e ao sentido jocoso que se fornece num gol "roubado". Evitar os erros de arbitragem é pertinente, mas punindo árbitros, não punindo o torcedor.

6 - Proibir palavrões nos estádios

O governo da Paraíba proibiu o uso de palavrões. Passarão a cantar "Juiz feio e bobo" e "Chute pro gol atacante perna-de-pau". O futebol perde sua emoção se seus agentes são oprimidos e impossibilitados de se exaltarem como quiserem. É algo, sem pena de dizer, absolutamente patético por parte de quem quer que seja. Além do mais, como é o mecanismo de punição? Se o torcedor falar um palavrão o PM vai chegar "Boa tarde ilustríssimo cidadão, o senhor não pode mencionar esse tipo de palavra e eu sou obrigado a levar-te sob custódia".

7 - Quanto mais perto do campo, mais caro o ingresso

E pior o ângulo de visão. Pelo amor de Deus! Além de colocar todo mundo sentado, proibir a cerveja, coibir a plasticidade e arte do futebol, incentivar o fim da jocosidade do futebol e do caráter positivo da rivalidade, proibirem a exaltação de emoções extremas e coribir o palavrão, querem transformar o futebol em teatro!

Pelo bem do esporte, dos agentes dele e do mundo! SALVEM O FUTEBOL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evite postagens anônimas: se identificar é dar nome ao teu pensamento