domingo, 23 de novembro de 2008

Asfalto burocrático ou corrupto?

Inauguremos as "Viagens do Fim de Semana"

Durante uma conturbada noite de "sono", me peguei pensando: "Vamos supor que só o mercado de ações exista como alternativa para mudar de vida, o que eu poderia fazer? Onde investir, como investir e porque investir?"
É fato que eu teria de fazer algo onde poucos tivessem a visão de investir e que fosse algo não bombástico, talvez estável com altas relativamente sutis que possam gerar um bom aproveitamento no longo prazo.
Lembrei então de um fator: as ruas da cidade onde vivo são extremamente mal arrumadas, esburacadas, remendadas sempre nos mesmos pontos.
Então apontei: e se eu investisse nas empresas e usinas de asfalto? Sempre produzindo, toda rua tem asfalto, existem ruas à asfaltar por toda a cidade, por todo estado e todo país.

Pois bem, após a noite horrorosa que passei fui conversando durante a semana com pessoas próximas que tem um conhecimento maior que o meu sobre o tema e fui vendo quem produz asfalto, quem fornece o petróleo pra produção de asfalto e investiguei: será que a empresa é S.A?

Doce ilusão, pesquisando vi que as empresas fazem um contrato longo de fornecimento de asfalto com as prefeituras e que elas, em sua maioria, são LTDA. ou seja, não possui suas ações em aberto no mercado. Me despertou uma curiosidade ao constatar isso: será que existe algum tipo de corrupção? Digo, talvez não desvio de verba ou roubos absurdos que a gente costuma ver por aí, mas práticas mercadológicas onde a qualidade do asfalto fornecida para remendar uma rua é propositalmente menor, para manter um ciclo de produção e assim um ciclo de utilização e escoamento do asfalto produzido. Seria isso um tipo de corrupção?

É, meus amigos, esse negócio de investir é um tanto quanto complicado.

Um comentário:

Evite postagens anônimas: se identificar é dar nome ao teu pensamento