quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Quando o todo vira um

Antes de ler, vote ao lado!
Você segue à uma religião?

Passando algumas horas num fórum do meu time de coração, vi um vídeo um tanto quanto curioso: um programa de palco católico onde acontecia um concurso. A atração em questão era uma música um pouco estranha acerca do tema: "Pó pará com pó". Vendo o vídeo, concluí que era um canto de salvação das drogas em ritmo de Axé. Naquele momento milhões de coisas vieram em minha mete, tentarei explica-las.
A primeira foi: a reformulação católica que, com o aumento de evangélicos, busca a popularização da religião através de atividades culturais comuns nas religiões protestantes mais conhecidas no Brasil. Programas de TV apresentados por padres, cultos transmitidos, músicas, filmes etc. Um tanto quanto curioso, mas não é o que falaremos hoje.
Outra coisa não menos importante: o que a religião é capaz de fazer? Não vou cair na asneira de parafrasear Marx quando ele diz que "a religião é o ópio do povo" por que além de acreditar em certos aspectos metafísicos, vejo essa afirmação mal utilizada pelas pessoas. Mas também não vou dizer que a religião é a solução para as mazelas do mundo. Na verdade, a religião não passa de um padrão, uma instituição capaz de fazer o ser humano pensar de forma positiva e trabalhar para ser mais cordial e sereno consigo e com os outros durante sua trajetória de vida. O pensamento positivo aliado às práticas positivas não podem gerar nada além de frutos positivos, não importando religião. Levando isso em conta, pode-se dizer que fundamentalistas (e isso não existe apenas no Oriente Médio) não são positivos, não são verdadeiramente religiosos, são servos de um pensamento negativo que os manipula e os condena a vagarem por essa causa até o fim de suas vidas materiais.
A religião como idealização de fatores positivos demonstra que milagres são e não são creditados à entidades, não gostaria de entrar no mérito de cada religião existente, mas vejo que é completamente viável a compreensão de que Oxalá, Jesus, Jeová, Allah não são unicamente o motivo pelos quais uma pessoa se cura de uma doença, por exemplo. Lembrando de um programa que vi ao ligar a TV numa manhã de Domingo, associei o que um pastor evangélico disse à um livro que nada tem de religioso, mas sim de metafísico.
Segue o que o pastor pregou:

"Nesta peleja não tereis que lutar; parai, estai em pé, e vede a salvação do Senhor para convosco, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem fiquem assustados, amanhão pode sair ao encontro deles, porque o Senhor será convosco"

De cara lembrei do livro "O Segredo". Me chamou atenção o "não tereis que lutar" e o "vede a salvação do Senhor". Ora, está claro ali que o fato do fiel parar e refletir que a luta (no sentido pejorativo) não terá que ser realizada pois ao ver a salvação tudo estaria resolvido é o que define a capacidade da mentalização dos indivíduos para a concretização da superação dos problemas da vida. O que me faz confirmar isso é as palavras que o pastor falou após a citação:

"Farei um exercício de fé em Deus com vocês: cada um de vocês, tendo problema de trabalho, uma mãe doente em casa, um filho envolvido com drogas, fechem seus olhos e observem seus queridos em situação saudável. Veja sua mãe doente de cama em pé de frente pra você com aquele sorriso maravilhoso, veja seu filho indo estudar após ter largado o vício. Faça o que a Bíblia diz! Vede a salvação!"

No ato pensei "Eu não sou evangélico e penso assim várias vezes e frequentemente". Pois é, da mesma forma que eu penso assim, um cristão pensa, um umbandista pensa, um evangélico pensa, um testemunha de geová pensa. Cada um com sua figura máxima, mas todos convergindo para um ponto só: a fé como concretização de planos positivos.

5 comentários:

  1. Sou católico, mas não posso dizer que sigo a minha religião com fervor.

    Quanto a sua postagem concordo com algumas coisas colocadas, acho meio rídiculo essa tentativa de popularização da igreja (não só católica, como evangélica), acho que temos que nos modernizar claro, mas não podemos apelar.

    Quanto ao vídeo achei ele + de humor do que religioso o.O

    E concordo só existe um Deus

    Abç

    ResponderExcluir
  2. coe amigap! cheguei ae, primeira vez aahahaha!

    então, varias paradas doidas nesse tema! a principal, pra mim, é que vc colocou como se a igreja catolica "estivesse correndo atras" da evangelica (em relação à essa parada de mercado, blá blá blá, como se estivesse aprendendo com a segunda). mas na verdade eu vejo exatamente o contrário: até dançarina estilo "É o Tchan!" tem... estão correndo é bem na frente, pq isso ainda não vi nos programas evangelicos! e digo mais: espera mais uns anos que esses 'shorts
    longos' usados por elas vão diminuir.
    Tia Rita da Geo indaga: "É a lei da oferta e dááá (??????)..."
    ... "procuuuura". hahahaha o que cada um precisa ver pra se tornar algo? parada ta meio que nesse ritmo, entende? ta valendo de tudo, só nao vale... tu sabe né! hahahaha!

    nem to na onda de criticar e comentar legal. só vim deixar um "oi", mlk!

    e que tu andas falando muita asneira nesse blog. temos que discutir qqr dia desses... de preferencia numa cozinha em cf.

    bjos!

    ResponderExcluir
  3. Adoreiiii o texto
    Mto interessante...
    Da uma forcinha ai
    http://renata-vcpodetudo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Vejo as religiões como linguagens, cada uma com suas características, suas maneiras de explicar a vida.

    ResponderExcluir
  5. de boa?
    isso tudo não passa de opinioes, ta longe de chegar a verdade!
    a intenção é boa , mas o resultado de sintese, ta pobre.

    mas continue assim, em busca de algo que te faça feliz... apesar de acreditar que só exista um.

    vc ta fora do matrix a muito tempo, mas cuidado pra num ser um agente. rs

    ResponderExcluir

Evite postagens anônimas: se identificar é dar nome ao teu pensamento