segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Rapidinha de Segunda-Feira: Orgulho de ser brasileiro

Confesso, meus amigos, que é uma questão bem complicada. Digo isso porque responderia a enquete com um NÃO. Por quê? Revolta? Jamais. Não acho o povo brasileiro herói e muito menos esse povo horroroso que muitos fazem questão de rotular. A questão é: não sentir orgulho não é menosprezar. Apenas não sinto orgulho de ser brasileiro, mas sinto certo orgulho de nascer no território brasileiro pelo fato de ele ser extremamente belo. Mais orgulho até mesmo de ser carioca do que brasileiro e mais orgulho de nascer no território carioca do que de ser carioca. Vejo que essa diferença é bem tênue, é como amplificar um caso específico: pergunte a uma menina nascida no território carioca e com infância vivida em Pernambuco se ela tem orgulho de ser carioca ou se ela ao menos se considera carioca? Provavelmente a respostas será um: orgulho de ser pernambucana.

De fato, ser brasileiro e nascer no território brasileiro são coisas parecidas mas não completamente iguais. Quantos brasileiros(portugueses, ingleses, chineses, japoneses, alemães) orgulhosos a gente vê que são nascidos em outros países? É uma questão boba mas ao mesmo tempo bem complexa. Para mim é evidente que o fato de não existir um fator que me faça admirar o povo brasileiro(e isso me inclui) não tem relação com o fato de eu me orgulhar por ter nascido, crescido e vivido no território geográfico mais bonito do mundo.

O que pensas sobre isso?

Um comentário:

  1. (sem querer bagunçar)

    pergunta pra essa mesma garota se ela realmente vai abandonar o time do coração dela, o vasco, bem nessa pirambeira! rs

    ResponderExcluir

Evite postagens anônimas: se identificar é dar nome ao teu pensamento