segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Rapidinha de Segunda-Feira: Obamas brasileiros

De acordo com o tema da enquete, estamos aqui na segunda Rapidinha de Segunda-Feira para falar sobre o presidente eleito dos EUA Barack Obama. Na verdade, o post não é sobre ele, mas sobre figuras brasileiras que trouxeram alguma vez na história de nosso país a perspectiva de mudança que Obama hoje carrega em seu escudo.

Pela raça ou não, podemos fazer uma breve lista de personagens com essa capacidade, lembrando sempre Roberto DaMatta onde "é preciso relativizar".




  • Luís Inácio "Lulla" da Silva: eleito presidente do Brasil sob o argumento e afama sindicalista cujo foco é essencialmente voltado para os trabalhodores e as "classes menos favorecidas". Foi o segundo(salvo engano) presidente das classes trabalhadoras da história da humanidade.

  • Getúlio Vargas: o apelido "pai dos pobres" na conjuntura em que se vivia fala por si só.

  • Fernando Collor de Mello: após anos de ditadura e um conturbado recomeço no Brasil, trouxe a solução liberal para o país com a propaganda de seu perfil jvem, moderno e dedicado.

  • Cristovam Buarque: especialmente nas últimas eleições presidenciais a perspectiva de mudança veio pelo argumento único de que a educação é a solução.

  • Édson Santos: atual secretário da Igualdade Racial no Rio de Janeiro.

  • Fernando Gabeira: deputado federal famoso por sua ética anti-corruptiva, candidato a prefeiro do Rio onde perdeu por uma margem ínfima de votos. A neutralidade de seu partido e sua fama seriam os símbolos da mudança.

  • Irineu Evangelista de Souza: Liberalismo e desenvolvimento industrial para a mudança do país. Barão e Visconde de grandeza de Mauá.

E você? Consegue observar mais "Obamas brasileiros"?


Dê sua opinião.

3 comentários:

  1. Opa, acho que temos que diferenciar entre os Obamas brasileiros e os Pseudo-Obamas brasileiros, messiânicos existem muitos, vide PSOL. Díficil é nessa lista toda identificar quem seria capaz de uma mudança verdadeira.

    gostei do blog...
    http://felipefergon.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Concordo Felipe.
    A grande temática é: será que Obama(o legítimo) é mesmo capaz de uma mudança verdadeira?
    Obrigado pelo elogio e sinta-se a vontade para voltar!

    ResponderExcluir
  3. Não sei se a Soninha poderia ser citada, ela que era do PT e teve conflitos no partido e acabou saindo, e sugere mudanças na política dizendo que tem jeito de mudar..

    e espero que o Obama original faça um governo de mudanças e que seja um bom governo, pautado na ética e na multilateralismo, sem querer se impor sobre os outros países do G-8 e BRICs por exemplo!

    ResponderExcluir

Evite postagens anônimas: se identificar é dar nome ao teu pensamento