quarta-feira, 19 de novembro de 2008

EtnoFut: Ser brasilero é ser bom de bola?

Antes de ler vote na enquete ao lado!
Você tem orgulho de ser brasileiro?


Hoje a bola rola para mais uma exibição do maior orgulho do brasileiro: a seleção Canarinho. Todos ligaremos nossas TV's para assistir ao grande Cristiano Ronaldo. Opa! Ele não é português? Pois é, aqui temos nosso assunto de hoje: o que faz pessoas brasileiras viajarem quilômetros só para assistir um jogador português atuar contra o maior orgulho da nossa nação? Futebolisticamente falando, nossa seleção nos enxe de dúvidas mas hoje não me prenderei muito a isso. A pergunta é: O que que o portuga tem?

Portugal é tido midiáticamente como um primo rico, ou melhor, um Pai Rico do Brasil por toda sua história inevitavelmente entrelaçada com a nossa(e vice-versa) que faz emergir em nossas almas certo carinho pelo povo da menor porção da península Ibérica. Em consequência disso, vemos toda uma construção de uma imagem positiva de Portugal como uma terra de oportunidades, que estará sempre de braços abertos e que age igualmente o povo brasileiro: já observamos isso em várias novelas, músicas e filmes. Ora, sendo assim, faz completo sentido nós aclamarmos Cristiano Ronaldo em sua passagem pelo Brasil. Mas me pergunto: porque não aclamar outros jogadores como Maniche e Simão?

Cristiano Ronaldo é o símbolo da identificação popular entre Brasil e Portugal. Jovem, narcisista, malandro, posudo e com um futebol estéticamente brasileiro, o gajo me faz lembrar os jovens de todas as classes do Brasil e me permite pensar que ele é mais um brasileiro perdido pelo mundo: até nome de craque brasileiro ele tem! Vemos todo esse etnocentrismo às avessas* simplesmente porque Cristiano Ronaldo oferece o que os meninos do Brasil sonham em ter/ser: bonito, habilidoso,rico, carismático, bronzeado, famoso e de um país que possui, ao menos supostamente, uma boa fama tanto interna quanto externamente, afinal em Portugal se ganha em Euro! Lá é a Europa! Pra que jogar num país que tem Dunga e violência se nosso Pai Rico pode nos receber? Fica assim inevitavel lembrar dos jogadores naturalizados não só em Portugal mas como no mundo todo(até na Polônia). No caso português podemos relacionar a grande fase de Felipão associada ao grande futebol brasileiro de Cristiano Ronaldo: quer algo mais brasileiro? Identificação total. Um técnico campeão mundial pelo Brasil e um jogador com todo aquele perfil já citado.

O orgulho de ser brasileiro pode acabar até mesmo no esporte de Pelé, Garrincha, Rivelino, Zico, Dinamite e outros mitos ue viviam numa época onde esporte era esporte, economia era economia, nação era uma só e orgulho era orgulho.




*termo utilizado para valorização de outra cultura/nação em detrimento da própria.

2 comentários:

  1. amigo - o futebol aliena. Um mundo de mentira. Sao todos tao fudidos quanto nos mas com o cu cheio de grana.

    ResponderExcluir
  2. cara eu tenho q descordar dessa idéia acima!!
    Dizerque o futebol aliena é um absurdo,que mantém suas bases ainda nos discursos dos sindicalistas marxistas do inicio do século XX o mundo e mais especificamente o Brasil podem ser explicados nas suas relações socias através do futebol.
    Esse esporte pode trazer a luz relações de dominação, e solidariedade e hierarquias que são vividas no dia dia.

    ResponderExcluir

Evite postagens anônimas: se identificar é dar nome ao teu pensamento