quarta-feira, 12 de novembro de 2008

The American Dream's Shield - O Escudo do Sonho Americano

Vote ao lado antes de ler o post: Você votaria em Obama?
Votação para a "Rapidinha de Segunda-Feira"




O presidente eleito dos EUA virou um mártir, um símbolo do retorno do Sonho Americano, um talismã da mudança no mundo, a redefinição das formas econômicas e sociais da humanidade. Me pergunto frequentemente se isso tudo é verdade. Será que Barack Hussein Obama não é apenas mais um xerife do mundo, só que com um escudo mitológico de salvação em seus braços?

Por exemplo, na parte econômica o governo Obama talvez seja pior para nosso país do que um possível governo McCain. Vi isso numa entrevista do presidente do BC americano, onde ele afirma que no atual governo (Bush, republicano) as transações comerciais entre Brasil-EUA aumentariam cerca de 100%. Ora, se as prioridades dos democratas são outras, Obama pode deixar essa relação de lado por um tempo indeterminado. Outro exemplo é sobre o intervecionismo que se vê por aí: a maior declaração "pró-guerra" na corrida eleitoral foi mais ou menos assim: "Se for necessário, nós iremos até o Paquistão para pegar os terroristas".

Pera aí!

Paquistão? Aquele país aliado dos EUA? Entrar nele? Terrorista?

É, parece que o escudo do Obama é bem grosso.

Voltando à análise, The American Dream is back!
Acredito que não, considerando (e admirando) o Sonho Americano como o precursor do sucesso de cada indivíduo e observando que sempre há lado ruim e lado bom em qualquer conjuntura econômica, posso dizer com facilidade que o Sonho Americano não está de volta porque ele nunca acabou: é algo que está dentro de cada americano, seja ele latino, afro-american, branco, oriental. É a luta por sucesso através do esforço relacionável à Ética protestante e o Espírito do Capitalismo de Max Weber que sempre habitou as mentes e os corações estadunidenses. E posso dizer um pouco mais: o Sonho Americano está dentro de cada um de nós independentemente de nacionalidade, mas é radiante em alguns e adormecido em outros. Cada um que tem em sua mente a disposição de se doar por um ideal (seja ele fruto de consciência política ou não), lutar por ele até conseguir conquistar o pote de outro e ser fiel às suas convicções possui em seu espírito um pouco do Sonho Americano. O diferencial que não nos compete(como indivíduo) está no desenvolvimento econômico, educacional, social, judicial e político de cada país e é aí que os Estados Unidos podem predominar mesmo com um déficit imenso em sua balança.(de acordo com um grande amigo meu e com um indescritível professor dele essa balança é necessária e positiva para a manutenção dos EUA no "predomínio" do mundo). Esse desenvolvimento seria o telhado da casa chamada Sonho Americano, o que não me impede - como brasileiro, carioca e empreendedor - de dizer: I have a dream!

Abraços.

6 comentários:

  1. Gostei. Parabens e felicidades para o seu novo função laboral.

    ResponderExcluir
  2. AS VEZES GOSTO DE COMER LAGOSTA A PURURUCA

    ResponderExcluir
  3. PREFIRO VENDER SAPATOS EM SHOPPING

    ResponderExcluir
  4. Lembrando que foi o partido Democrata que endureceu a guerra do Vietnã, e que o presidente eleito seguirá as diretrizes do partido e de quem o apoiou.

    ResponderExcluir
  5. Fiquei curioso no seu entendimento do sonho americano. Será que ele é apenas americano? Porque pela forma dita por você, parece que ele é de uma particularidade imensa (como se não tivesse nada igual a isto anteriormente) , que se propaga constantemente nas mentes e nos fazer humanos com uma facilidade tremenda. Ora, ao meu ver, esse processo seria melhor entendido se fosse ao contrário. O que quero dizer, é que vejo esse sonho americano sendo fruto da reunião, fusão, desagregação, etc, de inúmeros elementos oriundos dos mais variados locais do planeta. Por isso, ao meu ver, você diz que existem um pouco desse sonho americano em nossas mentes. Pra mim, é o inverso: Um pedaço de nós é o que gera essa imensidão em forma de sonho.

    ResponderExcluir
  6. corrigindo: " que se propaga constantemente na mente e no fazer humano "

    =]

    ResponderExcluir

Evite postagens anônimas: se identificar é dar nome ao teu pensamento